SERVIÇO DE BIBLIOTECA ESCOLAR

Home / BIBLIOTECAS / SERVIÇO DE BIBLIOTECA ESCOLAR

MISSÃO

“A biblioteca escolar promove serviços de apoio à aprendizagem e livros aos membros da comunidade escolar, oferecendo-lhes a possibilidade de se tornarem pensadores críticos e efetivos usuários da informação, em todos os formatos e meios. As bibliotecas escolares ligam-se às mais extensas redes de bibliotecas e de informação, em observância aos princípios do Manifesto UNESCO para Biblioteca Pública.

Os serviços das bibliotecas escolares devem ser oferecidos igualmente a todos os membros da comunidade escolar, a despeito de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e status profissional e social. Serviços e materiais específicos devem ser disponibilizados a pessoas não aptas ao uso dos materiais comuns da biblioteca.

O acesso às coleções e aos serviços deve orientar-se nos preceitos da Declaração Universal de Direitos e Liberdade do Homem, das Nações Unidas, e não deve estar sujeito a qualquer forma de censura ideológica, política, religiosa, ou a pressões comerciais.”

(in Manifesto das Bibliotecas Escolares da UNESCO)

SERVIÇO DE MENUS

A planificação do trabalho desenvolvido pelo serviço de biblioteca escolar (SBE), centra-se na resposta às questões: fazer para quê?, o quê?, com quem?, para quem?, quando? e com que recursos?

Estas respostas conduzem à materialização de um serviço de menus “BE/CRE- À LA CARTE”, revisto em cada ano letivo, que corporiza a missão e objetivos destas estruturas pedagógicas e reflete um conjunto de projetos/ ações/ atividades que correspondam às reais necessidades/ expectativas da comunidade educativa em que se inserem.

PAA

O plano anual de atividades (PAA), documento que estrutura e enquadra, em cada ano letivo, o trabalho a realizar pelas bibliotecas escolares, respeitando a singularidade de cada uma delas, é elaborado em função dos objetivos e das metas do Projeto Educativo do Agrupamento, tendo em consideração as linhas de atuação definidas pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), no Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar (MABE) e no Referencial Aprender com a Biblioteca EscolarEnquanto instrumento de operacionalização estratégica, o PAA foca-se nos objetivos a atingir e nas ações que melhor servem a sua concretização, dando continuidade à ação das bibliotecas na sequência do seu processo de avaliação e das ações de melhoria a implementar em cada um dos domínios de atuação.

– CARDÁPIO DE SERVIÇOS –

Consulte o documento clique aqui.

– PLANO ANUAL DE ATIVIDADES –

Consulte o documento clique aqui.