APRESENTAÇÃO

Home / BIBLIOTECAS / APRESENTAÇÃO

O “CORAÇÃO” DE UMA ESCOLA

Imagine a escola um corpo humano onde cada órgão, estrutura e departamento é uma parte desse corpo, e a informação e o conhecimento como o sangue que necessitam para circular por todo o corpo.

Se há problema na comunicação, isto é, na circulação, alguns destes “órgãos” começam a falhar ou a não funcionar na sua plenitude, afinal, o sangue, a informação, são responsáveis por OXIGENAR esse corpo, por o manter vivo.

Já viu alguém saudável viver sem o coração? Não?

Saiba então que a Biblioteca é, em cada uma das unidades escolares do nosso agrupamento, esse órgão nuclear que bombeia amor, vida, oxigénio, informação, conhecimento, cultura, lazer…

São quatro as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Mem Martins (AEMM), todas integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Escolares (RBE).

 

Biblioteca Escolar “ Serrinhas ” | EB1/JI n.º1 da Serra das Minas (EB1SM), antiga EB1 Rinchoa n.º3

Biblioteca Escolar “ Terra do Faz de Conta ” | EB1/JI n.º2 de Mem Martins (EB2MM), antiga Escola Piloto

Biblioteca Escolar “ Maria Amélia Almeida ” | EB 2,3 Maria Alberta Menéres (EMAM), antiga EB 2,3 de Algueirão n.º2

Biblioteca Escolar “ Mediateca ” | Escola Secundária de Mem Martins (ESMM)

 

A liderança, funcionamento, gestão, organização e dinamização destes espaços é assegurado por três professores bibliotecários corresponsáveis pelo serviço de biblioteca no agrupamento, e por uma equipa que os coadjuva formada por docentes, assistentes operacionais e alunos monitores.

 

– Professores Bibliotecários –

Prof. Sílvio Maltez

Prof. Cristina Faleiro (coordenadora)

Prof.  António Tomé

AS INSTITUIÇÕES SÃO AS PESSOAS

Toda a estrutura das bibliotecas escolares não se construiu com um só clique. É fruto da entrega/empenho da escola enquanto unidade educativa e resultado de uma política de continuidade que ultrapassa conjunturas, mudanças legislativas e administrativas constantes, vicissitudes e problemas que, a cada novo ano, se apresentam às escolas/agrupamento.

Em suma, as bibliotecas escolares resultam de um esforço continuado em termos administrativos, logísticos e financeiros, permitindo que, lenta, mas seguramente, estas estruturas cresçam em espaço, material, operacionalidade e funcionalidade.

As instituições em si não têm vida própria, não tomam decisões, não resolvem problemas, não compartilham nenhum conhecimento, não têm poder de ação. As instituições são as pessoas.

As pessoas são a essência de qualquer organização, pois são elas que, com um compromisso, uma meta, uma agenda, um projeto, uma ideia…, traçam o percurso para o sucesso e garantem o cumprimento da sua missão.

A biblioteca escolar é um organismo vivo e a prova de que a harmonia pode prevalecer, aproveitando as características individuais das pessoas que formam a equipa que a gere, organiza e dinamiza (professor bibliotecário, docentes, assistentes operacionais, alunos voluntários), em prol de diferentes áreas essenciais de atuação deste espaço educativo nuclear na escola (Currículo, literacias e aprendizagem; Leitura e literacia; Projetos e parcerias; Gestão da biblioteca escolar).

Os pronomes pessoais “eu, tu, ele, nós, vós, eles”, simbolizam e corporizam a história da biblioteca escolar; as do passado, as do presente e também as do futuro que se identifiquem com a sua missão, visão e valores, pressupostos que suportam a sua atividade no processo educativo.

Não sendo possível indicar, sem esquecer algum, os nomes de todos os que ao longo dos anos contribuíram para o crescimento, valorização e afirmação da biblioteca escolar nas diferentes unidades educativas do Agrupamento de Escolas de Mem Martins, aqui deixamos uma nota de agradecimento nas pessoas que as lideraram desde a fundação.

– Biblioteca Escolar “ Serrinhas ” –

EB1/JI n.º1 da Serra das Minas (EB1SM)

Prof.ª Teresa Lopes (2011/2017)

Prof. Sílvio Maltez (2017/2021)

 

– Biblioteca Escolar “ Terra do Faz de Conta ” –

EB1/JI n.º2 de Mem Martins (EB2MM)

Prof.ª Maria Teresa Cardoso (1967/1989)

Prof.ª Maria de Fátima Campos (1989/2000)

Prof.ª Maria Antónia Apolinário (2000/2004)

Prof.ª Paula Pereira (2004/2005)

Prof. Sílvio Maltez (2005/2021)

– Biblioteca Escolar “ Maria Amélia Almeida ” –

EB 2,3 Maria Alberta Menéres (EMAM)

Prof.ª Maria Amélia Almeida (1999/2011)

Prof.ª Márcia Pina Soares (2011/2012)

Prof.ª Cristina Faleiro (2012/2021)

– Biblioteca Escolar “ Mediateca ” –

Escola Secundária de Mem Martins (ESMM)

Prof. Fernando António do Carmo (1983/1985 | 1987-2001)

Prof. Luís Martins (1985/1987)

Prof.ª Isabel Caetano (2001/2005)

Prof. Francisco Marzia (2005/2009)

Prof.ª Dora Gomes (2009/2020)

Prof. António Tomé (2020/2021)