Parlamento dos Jovens na ESMM

Na passada segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2019, o Deputado Paulo Marques, do Partido Socialista, visitou a Escola Secundária de Mem Martins, no concelho de Sintra, onde participou numa palestra/debate sobre a ‘Violência Doméstica e no Namoro’.

Esta visita decorreu no âmbito do “Programa Parlamento dos Jovens”, uma iniciativa da Assembleia da República que visa despertar nos jovens o interesse pelo dever cívico e pela política, dirigindo-se, mais concretamente, aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do secundário. Todos os anos este programa pretende que os alunos criem medidas relacionadas com uma determinada temática, este ano é a ‘Violência Doméstica e no Namoro’, porém já abordou temas como a Igualdade de Género (ano lectivo 2017/2018) e as Alterações Climáticas (ano lectivo 2018/2019).

O deputado iniciou a conversa explicando aos presentes o funcionamento do Parlamento, não se alongando muito no mesmo. Posteriormente, debruçou-se sobre o tema começando pela violência no namoro: Paulo Marques explicitou o significado deste conceito e alguns alunos intervieram, concordando que muitos homens também são vítimas deste flagelo porém, frequentemente, sentem vergonha de o assumir. O debate intensificou-se em torno da violência doméstica contra crianças, assunto esse em que os protagonistas foram os alunos, que discutiram entre si se os pais devem ou não agredir os filhos como forma de os educar, com fortes argumentos de ambos os lados.

Utilizando uma linguagem clara e informal, o deputado conseguiu criar empatia com os alunos, fazendo com que alguns deles contassem relatos emotivos sobre as suas vidas pessoais.

O evento, que ocorreu no auditório da escola, contou ainda com a participação da Coordenadora do “Programa Parlamento dos Jovens” na E.S.M.M.- a Professora Céu Ribeiro-, do Diretor da escola- João Caravaca-, bem como de outros professores da escola que se disponibilizaram.

Carla Delgado, 12º. LH3

Apresentação do Projeto

Calendarização

Lista A | Lista B

Comentário

O seu email não será publicado.