Escola Secundária de Mem Martins participa no programa Parlamento dos Jovens 2019/2020

Violência doméstica e no namoro: como garantir o respeito e a igualdade?

“Violência doméstica e no namoro: como garantir o respeito e a igualdade?” é o tema deste ano letivo do Programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa conjunta da Assembleia da República, do Ministério da Educação e do IPDJ destinada aos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do secundário. O programa pretende que os alunos criem medidas relacionadas com uma determinada temática, visando despertar nos jovens o prazer pelo dever cívico e pela política, dando o seu contributo para a resolução dos assuntos. A Escola Secundária de Mem Martins (ESMM) está a participar na iniciativa, sob coordenação da professora Céu Ribeiro, em colaboração com o diretor do agrupamento e de outros professores da escola.

Os alunos da ESMM demonstraram interesse pela iniciativa candidatando-se ao programa através de eleições, com a constituição de duas listas a sufrágio.

Neste âmbito, realizou-se uma sessão escolar com a presença de um deputado para debater o tema deste ano. Para a palestra/debate a Assembleia da República selecionou a nossa escola e designou o deputado Paulo Marques, do Partido Socialista. A sessão foi muito participada, com o auditório principal com lotação esgotada. Os alunos fizeram várias intervenções e prestaram testemunhos sobre experiências pessoais. A campanha eleitoral decorreu entre os dias 21 e 23 de janeiro, período em que as listas divulgaram, através da afixação de cartazes e por meio das redes sociais e de idas a salas de aula, as suas medidas que incluíam, entre outras, uma maior divulgação da Linha de Apoio à Vítima e a organização de palestras nas escolas sobre a temática deste ano.

No dia 27 de janeiro, terminada a campanha e o período de reflexão, os alunos dirigiram-se às urnas de forma a votar numa das listas. Nestas eleições, a lista A obteve 104 votos, elegendo 7 deputados à Sessão Escolar, enquanto a lista B, vencedora, elegeu 8, uma vez que obteve 130 votos.

Sessão Escolar

Concluído o processo eleitoral realizou-se nova Sessão Escolar, que decorreu no dia 29 de janeiro, contou com a presença dos 15 deputados eleitos, das professoras Céu Ribeiro e Gisela Pinto, do Diretor da escola, professor João Caravaca, bem como de outros professores e alunos interessados.

O momento ficou marcado por um clima de cooperação entre os deputados que, não só apresentaram as suas medidas e argumentaram a favor das mesmas de forma organizada, como também expuseram dúvidas e opiniões face às da lista oposta.

Após o debate, os alunos uniram-se, ultrapassando as “barreiras” das listas, para decidir que alterações seriam efetuadas às propostas e quais seriam apresentadas na fase seguinte, a Sessão Distrital.

De seguida, foram eleitos os deputados que representarão a E.S.M.M. na Sessão Distrital, a realizar nos dias 25 e 26 de Março na Chamusca do Ribatejo: Diana Barradas (11.ºLH5) e Francisco Libânio (12.ºLH3) como deputados efetivos, e Liliana Moreira (12.ºLH1) como deputada suplente.

Realizou-se ainda uma votação para eleger o candidato à mesa da assembleia da sessão distrital, tendo sido escolhida a aluna Andreia Almeida do 11.º LH5.

Por fim, decidiu-se a proposta de tema para o próximo ano: maus tratos aos animais.

Carla Delgado  (aluna do 12.ºLH3)

Comentário

O seu email não será publicado.