NOTÍCIAS E EVENTOS

Home / BIBLIOTECAS / NOTÍCIAS E EVENTOS

Encontro com João Morgado

Encontro com o escritor e investigador João Morgado, no dia 19 de maio de 2022, na Escola Secundária de Mem Martins. Com a presença da Professora Bibliotecária Ana Cristina Silva e o professor e investigador Sérgio Luis de Carvalho, docente no nosso Agrupamento, o evento teve ainda a presença dos alunos de duas turmas da Escola Secundária de Mem Martins que demonstraram grande interesse pelos temas abordados.

SEMANA DO HOLOCAUSTO

Escola Secundária de Mem Martins

O QUE FOI O HOLOCAUSTO? 77 ANOS DEPOIS, NUNCA ESQUECER! 

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

CLIQUE AQUI PARA VER EXPOSIÇÕES VIRTUAIS DE TRABALHOS DOS ALUNOS

24 de janeiro a 2 de fevereiro de 2022

Os Departamentos de História e Geografia e de Ciências Sociais em articulação com a  Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Mem Martins comemoram o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto organizando um conjunto de eventos e iniciativas entre os dias 24 de janeiro e 2 de fevereiro de 2022. Pretende-se sensibilizar os alunos da nossa comunidade educativa para a necessidade de preservar as liberdades individuais contra todos aqueles que de alguma forma procuram limitar os princípios fundadores da sociedade democrática e dos direitos humanos.

 

30 de setembro de 2021

Apresentação do livro “Quando o coração ordena”, do professor e investigador Sérgio Luís de Carvalho

Realizou-se no passado dia 30 de setembro de 2021, pelas 18 horas e 30 minutos na biblioteca da Escola Secundária de Mem Martins, a apresentação do livro “Quando o coração ordena”, última obra publicada pelo professor Sérgio Luís de Carvalho com chancela da editora Minotauro.

O livro desvenda-nos uma série de episódios da História de Portugal em que a emoção contou mais do que a razão.

O evento, contou com a apresentação do autor e por Ana Galvão, radialista da Rádio Renascença tendo a adesão de muitos convidados e professores do nosso Agrupamento. Foi mais uma ocasião para nos encontrarmos com o autor, professor da disciplina de História neste Agrupamento escolar e também investigador com várias obras publicadas no âmbito da história de Portugal em todas as épocas e períodos.

Para ele, ficam os nossos votos de uma muito longa e profícua atividade de investigação que nos permitam o convívio com a sua forte e brilhante personalidade.

 

 

20 de junho de 2021

Participação de uma equipa da

Escola Secundária de Mem Martins no  6º V Solar Challenge

No próximo domingo, dia 20 de junho, terá lugar a partir das 10 horas da manhã, no campo do Real Sport Clube de Massamá, a 6ª prova do V Solar Challenge, prova de carros movidos a energia solar com a participação de uma equipa da nossa escola.  Esta, é coordenada pela colega docente Filomena Maria Brás e é constituída por 5 alunos do curso profissional da turma 10° CPTGPSI, os alunos números, 2, Daniel Correia, 10, Maximus Delorey, 13, Paulo Santos, 15, Rafael Florindo e 16, Rafael Jesus, que disputarão duas provas, uma de velocidade e uma outra de resistência contra equipas de várias outras escolas do país.

Ao longo do período de preparação para esta prova, demos o nosso apoio e procurámos divulgar na comunidade escolar os esforços desenvolvidos pela equipa, dando a divulgação devida pela importância da prova e o desafio tecnológico e formativo que representa

À nossa equipa, a Biblioteca Escolar deseja as melhores felicidades e uma excelente prova!

 

 

14 de Maio de 2021

Diretor Adjunto do Jornal Diário de Notícias, Dr Leonídio Ferreira deu uma aula na Escola Secundária de Mem Martins

Realizou-se no passado dia 14 de maio um encontro online entre alunos da escola secundária e o Dr Leonídeo Ferreira, jornalista e diretor adjunto do jornal Diário de Notícias. O evento que decorreu com a participação à distância do nosso convidado contou com a presença de três turmas de 10º, 11º presencialmente, no auditório grande da Escola Secundária e ainda de uma turma de 12º ano, à distância, bem como a presença individual de alguns professores da nossa escola.

A conversa decorreu de forma muito interessante sendo ocasião para o relato de  variados episódios da experiência profissional do convidado, como repórter de guerra e testemunha de muitos outros eventos que marcaram a política nacional e internacional dos últimos trinta anos.

De referir o interessante momento de questões colocadas por professores e alunos que conferiram enorme vivacidade à conversa que decorreu sempre em tom de agradável proximidade entre os alunos e o convidado.

A biblioteca não pode deixar de fazer ainda referência à disponibilidade demonstrada por este órgão de informação, o jornal Diário de Notícias, que, desde os primeiros contactos efetuados no início do ano letivo, se disponibilizou sempre a colaborar com o nosso Agrupamento tendo, para além deste momento de partilha com o Dr. Leonídeo Ferreira, fornecido à nossa biblioteca escolar um conjunto de capas respeitantes a momentos importantes da história do nosso país, desde a fundação do jornal em 1864 até à entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia em 1986. O nosso sincero agradecimento ao Dr Leonídio Ferreira.

 

Maio de 2021

Peter Fogtdal em vídeo para os alunos da Escola Secundária de Mem Martins

Ao longo das semanas do mês de maio foi possível assistir, nas televisões do hall de entrada principal da nossa escola e da biblioteca, a um vídeo da autoria do escritor dinamarquês Peter H. Fogtdal que, a propósito da Comemoração do Dia da Europa, 9 de maio, mostrou aos nossos alunos a perspetiva que um escritor europeu tem sobre o mundo e a Europa atual.  Peter H. Fogtdal (Copenhaga, 1956) é um dos mais destacados escritores dinamarqueses contemporâneos. Alguns dos seus romances estão traduzidos em França, Ucrânia, EUA e Portugal. Foi em França, aliás, que recebeu, em 2005, o destacado Prix Littéraire des Ambassadeurs de la Francophonie (Prémio Literário dos Embaixadores da Francofonia). Os seus romances O Paraíso de Hitler e A Anã do Czar estão editados em Portugal pela editora Mercado de Letras. Note-se que O Paraíso de Hitler integra o Plano Nacional de Leitura. Peter H. Fogtdal vive nos EUA, em Portland (Oregon), e é um grande amigo de Portugal e de Sintra. Ver o blog do autor em: Danish Accent (fogtdal.blogspot.com)

Seguir o autor em: Peter H. Fogtdal Novels | Facebook

 

 

 

6 de maio de 2021

Encontro com o Professor Alexandre Silva
A Peste Negra na Europa Medieval

Realizaram-se no grande auditório da Escola Secundária de Mem Martins, no passado dia 6 de maio, entre as 9 horas e as 12 horas, duas palestras proferidas pelo nosso colega e docente, Dr. Carlos Alexandre Silva, sobre o tema “A Peste Negra na Europa Medieval”.

As sessões tiveram a participação muito interessada de turmas de 10º e 11º ano num total de 89 alunos e 4 professores e que assistiram presencialmente às duas sessões realizadas sobre o tema. O tema tem enorme relevância e atualidade dadas as semelhanças com a atual crise higieno sanitária provocada pela epidemia COVID 19 e pretende-se que ocorra de novo para as turmas que se inscreverem no próximo ano letivo. 

 

 

Dia 24 de março

Encontro com José Fanha

Decorreu no dia 24 de março o encontro agendado com José Fanha.
O evento foi seguido com muito interesse por alunos e professores do 1º ciclo e do ensino secundário tendo assistido à sessão, que decorreu online, 172 alunos e 14 professores de 8 turmas das escolas do Agrupamento de Escolas de Mem Martins. O encontro, que durou duas horas e trinta minutos, teve dois momentos distintos. Das 10 às 11 da manhã assistiram à sessão seis turmas, 128 alunos e respetivos professores de 1º ciclo das escolas EB1JI nº 2 de Mem Martins e EB1 da Serra das Minas, enquanto no período das 11 horas às 12 e 30 assistiram à sessão 49 alunos de duas turmas de 11º ano da Escola Secundária, acompanhados dos respetivos professores. O encontro decorreu em plataforma de videoconferência pela Internet com organização da equipa da biblioteca da Escola Secundária de Mem Martins composta pelos professores Sérgio Carvalho e António Tomé.
​Durante os próximos meses de abril e maio realizar-se-ão ainda várias sessões online com a presença  de outros convidados para as quais contamos com a adesão de outras turmas do nosso Agrupamento.

Abril e maio de 2021

Exposição História, jornalismo e constituição

Em colaboração com o Grupo de História de 3º ciclo e ensino secundário do nosso Agrupamento, esteve exposta até final do mês de maio, na biblioteca e no átrio de entrada de alunos da Escola Secundária de Mem Martins, uma exposição de livros, revistas, capas de jornais e  cartazes alusivos ao 25 de Abril, ao Dia da Europa e à história do Constitucionalismo em Portugal denominada, História, Jornalismo e Constituição.

Grande parte desta documentação foi gentilmente cedida pelo departamento de documentação do Jornal Diário de Notícias o que nos permitiu exibir dezassete das mais relevantes capas de jornal da história do país desde a fundação daquele diário até à entrada de Portugal na Comunidade Europeia.

No âmbito do mesmo projeto e parceria realizou-se também no dia 14 de maio no auditório grande da nossa escola um evento à distância com a presença do Dr Leonídio Ferreira, jornalista com larga experiência e diretor Adjunto daquele jornal e várias turmas que, presencialmente e à distância puderam assistir ao encontro e questionar o convidado demonstrando o enorme interesse e atenção que o evento mereceu da parte da nossa comunidade escolar.

A todos os elementos daquele jornal e ao Dr Leonídio Ferreira bem como aos participantes do evento enviamos os nossos mais sinceros agradecimentos.

 

8 de março de 2021 Dia Internacional das Mulheres 2021

A biblioteca escolar comemorou esta data com a criação e divulgação de um cartaz alusivo à data que foi enviado para os colegas de todo o Agrupamento e afixado em vários locais da nossa escola e que aqui fica.
Pela coordenação da biblioteca escolar da ESM

 

 

 

 

14 de dezembro de 2020

A Amnistia Internacional veio à escola. 

No dia 14 de dezembro de 2020, o Dr. Fernando Sousa, do Núcleo de Sintra da Amnistia Internacional esteve presente num encontro com alunos da Escola Secundária de Mem Martins para divulgação das iniciativas da organização, em prol dos Direitos Humanos. Os alunos que assistiram à sessão, presencialmente e online, comprometeram-se a participar na Maratona de Cartas que anualmente é organizada para apoiar os ativistas dos direitos humanos, encarcerados, um pouco por todo o mundo.

10 de dezembro de 2020

75 anos da Organização das Nações Unidas

Comemorou-se no dia 10 de dezembro os 75 anos da criação da Organização das Nações Unidas. A nossa escola, a nossa biblioteca e os professores de História do nosso Agrupamento quiseram juntar-se a esta celebração através de uma sessão online transmitida da blblioteca escolar para várias turmas da escola e que se disponibilizaram a acompanhar o evento.
O professor Sérgio Quaresma foi o organizador do evento acompanhando a sua intervenção com uma apresentação multimédia em que relembrou aos nossos alunos os portugueses que tiveram um papel relevante na organização, com especial relevo para o atual Secretário Geral das nações Unidas, engenheiro António Guterres. 

 

HORÁRIO

Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16.30 h

História da Biblioteca da

Escola Secundária de Mem Martins

CONTACTOS

Endereço: Rua São Francisco Xavier, Alto do Forte, 2635-195 Rio de Mouro

E-mail: sbe.esmm@aememmartins.pt

 

PRESENÇA EM LINHA

O espaço virtual da biblioteca escolar alarga, diversifica e complementa o âmbito da ação desenvolvida no espaço físico.

Com o propósito de responder às necessidades da comunidade que serve, e à transição para o digital em curso, este canal constitui-se como um Hub de inovação no fornecimento de serviços.

Aceda aos nossos conteúdos e visite o nosso mural, o Padlet para conhecer os eventos do nosso menu para visitantes.

CATÁLOGO BIBLIOGRÁFICO

O catálogo bibliográfico permite-lhe pesquisar, de forma estruturada, toda a documentação existente na biblioteca escolar. Através do catálogo pode saber, entre outras possibilidades, se a biblioteca escolar possui um determinado documento, qual a sua localização e o seu estado (disponível, emprestado, etc.).

Clique aqui para consultar o catálogo do acervo disponível na biblioteca escolar.

REPOSITÓRIO DIGITAL

repositório digital permite-lhe aceder a um conjunto de diferentes instrumentos de apoio ao ensino e aprendizagem, em qualquer suporte digital, de acesso livre ou restrito, elaborados para fins de uso e apropriação de diferentes áreas disciplinares e não disciplinares.

Acesso reservado (plataforma Moodle): Os recursos constantes nesta área são de acesso restrito à comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Mem Martins, pelo que é necessário fazer login com as credenciais individuais (Nome de utilizador/ senha).

Clique aqui para consultar os recursos educacionais que reunimos, organizamos e disponibilizamos.